segunda-feira, 7 de julho de 2008

Alcoolismo no ambiente de trabalho


Riscos:



No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de absenteísmo (falta ao) no trabalho, o que compromete quase 5% do Produto Interno Bruto - PIB (segundo Rui Nascimento, superintendente nacional do SESI, citado na Revista Proteção, No.152, ago/2004, pág.28).
"Quarenta por cento dos acidentes nas empresas estão ligados ao uso de drogas", segundo Giovanni Quaglia, representante regional do Brasil e Cone Sul do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime - UNODC, palestrante do Seminário Internacional do Cone Sul sobre Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho, que aconteceu em julho de 2004 em Porto Alegre - RS. Ainda de acordo com ele, o uso do álcool afeta diretamente a produtividade do trabalhador e nenhum ambiente de trabalho está imune ao consumo de drogas, pois nas empresas também são refletidos os problemas da sociedade.
Mais de 1.000 brasileiros morrem, por ano, vítimas de acidentes causados por excesso de álcool e cerca de 10% de todos os acidentes com vítimas, resultam de dirigir com excesso de álcool no sangue. Isso porque a bebida alcoólica dá uma falsa sensação de segurança; causa euforia; diminui o controle muscular e a coordenação; prejudica a habilidade de avaliar velocidades, distâncias; reduz a acuidade visual e a capacidade de lidar com o inesperado.




De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um alcoólico é um bebedor excessivo, cuja dependência face ao álcool lhe provoca perturbações que afetam a saúde física e mental, as relações com os outros, bem como o comportamento social e econômico, devendo, por isso, ser tratado.

Na medida em que afeta a saúde física e mental do indivíduo, o álcool o sujeita a riscos acrescidos de acidente e agrava os efeitos nefastos de numerosos tóxicos industriais que se incluem no ambiente laboral quotidiano, piorando, por isso, as condições de trabalho.

As doenças alcoólicas não têm uma causa única; elas dependem de um conjunto de fatores de ordem individual (caráter, temperamento, tendências psicológicas, etc.), de ordem social (família, educação, situação social e profissional, costumes e tradições) e ainda de ordem econômica (ligado à produção e comercialização das bebidas alcoólicas).

As condições de trabalho que fazem parte das causas de alcoolização são, entre outras, as seguintes:

- profissões ou funções que exigem numerosos contactos com o público, levando ao alcoolismo por envolvimento

- condições físicas de certos trabalhos que provocam sede excessiva, como sejam, ambientes demasiado secos, quentes, poluídos, etc., ou tarefas que exigem grande esforço físico

- profissões que provocam fadiga mental ou física dado o ritmo de desgaste intenso a que o trabalhador está sujeito
- trabalhos por turnos, horários desencontrados da família e dos colegas, ausências freqüentes
- trajetos longos e repetidos trabalho - casa
- mau ambiente de trabalho, inadaptação e falta de motivação
Os comportamentos de risco do trabalhador alcoolizado são, nomeadamente:
- diminuição dos reflexos
- alterações da visão, da audição e do equilíbrio
- modificação da percepção do espaço (distâncias, alturas, velocidades, etc.)
- redução significativa da memória (esquecimento de normas de segurança e de trabalho)
- aumento da agressividade para com os colegas e para com o próprio
- impaciência e intolerância
- aumento de acidentes laborais
- elevada taxa de absentismo e ou doença
- envelhecimento prematuro
É de salientar que o álcool é tão tóxico para os trabalhadores manuais como para os dos serviços. Ao contrário do que habitualmente se pensa o álcool não dá força e, além disso, um organismo intoxicado com álcool está mais vulnerável a certos solventes, pesticidas e inseticidas organofosforados, bem como a numerosos metais e radiações ionisantes.



Nossas foontes para esse postagem foram os sites:



http://www.alcoolismo.com.br/alcoolismo_trabalho.html



http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol1.htm

23 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post, qualquer tipo de artificio que altere o desempenho do trabalhador só pode ser maléfico, é sempre bom estar atento a isso.

Unknown disse...

Olá,

Sempre que falo sobre bebida é com seriedade. Acho que o álcool não é um problema só para quem trabalha. É um problema que pode arruinar todos os aspectos da sua vida: profissional, social e familiar.

Muitos dos meus amigos, quando falo isso, me chamam de tragica. Bem, pode ser. Afinal eu sei o que é ter que conviver com essa doença. Ou pior ainda, eu sei que não pude conviver com o meu pai por causa dessa doença.

Acho que o problema é exatamente o ser aceitável. É o hábito que criamos [as pessoas, de modo geral], a beber e, acima disso, não respeitar os outros. Porque é exatamente isso que acontece quando você bebe e parte para cima de uma pessoa, quando você bebe e dirige, quando você bebe e vai pro ambiente de trabalho, quando você bebe e quer que alguém beba junto com você.

No tocante ao assunto, me impressiona ainda mais a postura de certos pais que iniciam os filhos. Um pouquinho da cervejinha do copo, só a espuma.

Enfim, termino por aqui.

Em tempo, obrigada pelo comentário!

Dário Souza disse...

Que bom que agora existe a lei seca,tomara que as pessoas com a lei parem drasticamente com a quantidade de alcool,que elas ingerem.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, o álcool é mesmo uma droga que está no cotidiano, não adianta. É muito fácil até para um adolescente conseguir tomar uma cerveja ou qualquer outra bebida. Por isso estou muito de acordo com esta nova Lei Seca, acertadíssima.

Augusto disse...

Muito bom o blog...

Não dá tempo agora de ler tudo, to no trabalho hehehe... Mas com certeza irei...

Parabéns ao Grupo!!!


http://infoxcomp.blogspot.com/

Obrigado pela visita!

Peloo disse...

Muito legal o blog!

parábens!

http://www.tediozeronanet.blogspot.com

André Martins disse...

Post excelente. Parabéns.

O álcool é um mal assim como o restante das drogas.
Queria que essas preciosas informações atingissem a sociedade e a fizesse refletir.

Em grande ou pequenas quantidades, continuo com a minha posição: não vale a pena. É um jogo muito perigoso, no qual colocamos "em xeque" a vida social, profissional, familiar... coisas que demoramos a construir e que podem ser perdidas de maneira muito fácil.

Mais uma vez, parabéns!


Sem Fronteiras

http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

Kiko disse...

"muito legal o blog"...

rzzz


Bom... tirando esse comentário clichê, é de fato muito importante salientar os males que o alcool causa na nossa sociedade quando consumido de forma desmoderada, porém as causas apontadas pelo artigo demonstram que a nossa sociedade "incentiva" o trabalhador a esse tipo de prática, ou é facil levantar cedo, condução lotada, trabalho indigno, enfim.... muitas vezes pessoas com menor discernimento (e isso não leva em conta classe social, pois pessoas com maior poder aquisitivo somam muitos casos do problema) acabam encontrando na bebida um apoio ilusório para suas dificuldades.

Quero saber como colaborar para melhorar problemas como esse.. há a receita?

www.taoesqualido.blogspot.com

Thamires disse...

Ah eu acho que o alcool não devia ser uma droga aceitável, por tantos os motivos citados no post.
Ele é prejudicial demais, e com certeza os riscos dobram durante o ambiente de trabalho.

Muito bom o blog,
como sempre :D

Beeijão ;*

Anônimo disse...

Adorei o layout...
Por falar nisso.

Passem na Maçã e ajudem a solucionar

o dilema: "Quem comeu as Maçãs do Layout?"

Ajudem, por favor...

http://macacomlimao.blogspot.com

Kajuca disse...

Poxa, que legal. Foi de extrema curiosidade minha ler seu post.
Tenho 20 anos, e acredite, sou totalmente contra qualquer consumo de bebida alcoolica, desde um gole de cerveja até uma garrafa de cachaça.
Enfim, pode ser até exagero meu, mas é que eu já perdi entes queridos pelo mesmo motivo. (E como o clichê diz, sóbrio aproveita muito mais a diversão).
Enfim, não sabia que 40% dos acidentes de trabalho se causam devido ao consumo de alguma droga. É um número que nos chama atenção.
E ainda assim é triste saber que o tabaco e o álcool são de consumo lícito e liberado. No mínimo deveria haver um limite de consumo permitido.
Até mais, abraço!

Ewerton disse...

Apesar de ser uma droga socialmente aceitável, tem seus riscos. O problema não é beber, é saber beber!
E isso, infelizmente, poucos sabem!

Laurennn disse...

Não sou contra a bebida, não chegaria a ser tão radical, também acho que é bom tomar uma cervejinha no fim de semana. Mas tudo tem hora e local certos e bebida com trabalho, assim como bebida e direção não funcionam ;)

Livia Queiroz disse...

Maravilhoso seu post...
Gosto de ler coisas assim.
Ahco q ja disse isso antes: AS PESSOAS PRECISAM DE INFORMAÇÃO.
E informação vcs têm de sobra...


Posso linkar o blog?

Rafael Gierwi disse...

Beber trabalhando é foda. É demissão por justa causa imediatamente, assim como o uso de qualquer outra substancia ilegal.

http://entrandoduro.blogspot.com/

analise ia disse...

álcool pode até dar prazer, mas o efeito é tão rápido quanto uma batida e uma demissão!

Anônimo disse...

boa a iniciativa!

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Trabalhador trabalha, bebedor bebe.

Hugo Jr. disse...

sempre bons os posts por aqui...
bem legal esse trabalho de vcs!!!

www.tirashd.blogspot.com
www.1irmao.blogspot.com

mateus disse...

Infelizmente isso é algo que acontece muito!
Alcoolismo diminui a produtividade do empregado e pode causar até demissão!

XXX Call Me disse...

Ai gente, o Brasil tirou o ano pra falar de alcoolismo! Tá, ok, o assunto é bafão, mas aiaiai... tá virando tão blasé quanto a dengue. Tudo é culpa do álcool. Proibe também então e libera a maconha! :)

Leo Silva disse...

Otimo post,e......
adorei a frase ''o alcooll é uma droga socialmente aceitavel''
infelizmente essa é a realidade.
Eu particularmente não bebu bebida alcoolica.

James Bond disse...

os funcionários públicos bebem muito..heheheh

www.sfjb.blogspot.com

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru