domingo, 6 de julho de 2008

Drogas no ambiente de trabalho


Nessa postagem, vamos falar mais objetivamente do uso de drogas no ambiente de trabalho.

O consumo de Drogas representa um grave problema de saúde pública, com conseqüências sociais e econômicas. A dependência química é responsável por grande parte das internações psiquiátricas no Brasil. O uso de Drogas noambiente de trabalho aumenta os fatores de risco para a saúde, e segurança dos funcionários, e traz conseqüências de acidentes profissionais com custos materiais e humanos além de absenteísmo.A implantação de Programas de Prevenção e Controle do Uso de Drogas no ambiente de trabalho, com o objetivo de garantir o bem estar dos funcionários. No conceito de saúde mental, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são consideradas drogas psicoativas, com efeitos no organismo, as seguintes: Álcool, Barbitúricos, Anabolizantes, Anfetaminas, Cocaína, Maconha, Ópio, Morfina e Heroína, Tabaco, Anti-colinérgicos, Alucinógenos (Cogumelos e plantas, Sintéticos - LSD e Êxtase) Ansiolíticos e Solventes e Inalantes.A política das empresas "Ambiente de Trabalho Livre de Drogas" promove um ambiente saudável, seguro, produtivo e comprometido com a qualidade de vida dos funcionários. Inclui programas de educação, orientação e fiscalização tanto em relação ao uso do fumo e álcool, como outras drogas mais pesadas. A realização de análises toxicológicas (Cromatografia Gasosa acoplada ao Espectrômetro de Massas (GC/MS) com testes aleatórios (por sorteio) e no pré-admissional, tem causado uma redução significativa de acidentes de trabalho, acidentes pessoais, perdas patrimoniais e absenteísmo. Os exames são feitos com sigilo absoluto mas, E.A Warner e colaboradores, clínicos e médicos do trabalho da University of South Flórida, da cidade de Tampa, afirmam que esses exames têm limitações técnicas porque dão muitos resultados falso positivos, o que pode afetar pessoalmente os operários, criando problemas éticos e sociais. Defendem a idéia que devem ser realizados com consentimento por escrito dos trabalhadores, com direito a uma revisão em outro laboratório e com outra metodologia (imunoensaio, que é mais sensível).


As drogas mais comuns em algumas profissões
Médicos e enfermeiros Especialmente anestesistas, cirurgiões e profissionais que trabalham em UTI tendem a consumir os chamados opiáceos, como a morfina e a dolatina. Após duas ou três vezes de uso, a pessoa pode tornar-se dependente
Caminhoneiros e motoristas de ônibus As anfetaminas são as mais utilizadas por esses profissionais. Como, muitas vezes, são obrigados a se manter acordados a madrugada toda, recorrem à droga. Mas o efeito cessa abruptamente e, de uma hora para a outra, o usuário pode dormir no volante, o que pode causar sérios acidentes.
Operadores da Bolsa de Valores, advogados, publicitários e jornalistas A pressão do tempo, o acúmulo de trabalho e a necessidade de produzir intensamente são razões que levam à escolha da cocaína, droga altamente estimulante, por parte desses profissionais; o álcool também é praxe, principalmente para relaxar após um dia todo de trabalho
Marinheiros e estivadores Não somente esses profissionais, como os demais que trabalham em espaços abertos encontram menos obstáculos para consumir maconha, crack ou drogas injetáveis.
Jovens profissionaisEcstasy, ácido e "poppers": as drogas da moda são as que mais atraem o público jovem, que pode começar a semana de trabalho baqueado pelos abusos cometidos nas baladas de final de semana.
(Folha de S. Paulo - 13/03/03)

Nossas fontes de dados foram os seguintes sites:


http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/info/artigos_130303.htm


http://www.consciencia.com.br/saude/Default.asp?idnews=1177




22 comentários:

Veiga disse...

uSo de drogas... em lugar nenhum eh bom!

' נємίммα мєиdoиçα ' disse...

Oi, muito obrigado!
Procuro sempre está passando o melhor aos leitores!!
abraço e vlw!

bj ;*

Rosangela Ataide disse...

Acho que não tem como a pessoa estar atenta a nada estando drogada, pois uma vez drogada, nada importa além da droga o foco é apenas um "a droga da droga", prevenir é sempre o melhor remédio.
As empresas deve sim fazer trabalhos que ajude seus funcionários a se livrarem desse mal, que aliás só destrói qualquer ambiente seja de trabalho, familiar, social no geral!
Abraços!

Anônimo disse...

Poxa, até um cigarro?? :|
Estou perdido... é um dos poucos vícios que eu tenho... Já está difícil até de controlar... só fumar um cigarro durante 5 horas de trabalho é complicado.. :P

Mas, pelo menos, fico só no cigarro.
Abraços
_________
Folhetim On Line

Como "fazer" dinheiro online. disse...

Excelente blog, certamente ajuda muitos jovens!!!nota 10(comentario do orkut-comunidade)

Anônimo disse...

Puxa, que legal!Não conhecia o trabalho de vocês.Super informativo e útil.E importante otem.Não vejo muitas pessoas abordando o tema drogas no ambiente de trabalho.

Abç:)

fernanda disse...

Acho super bacana a sacada de tratar desse assunto aqui.

Parabéns!

http://compulsaoporpalavras.blogspot.com/

Anônimo disse...

bom blog
flw
boa sorte com ele

Unknown disse...

Drogas não são boas em lugar nenhum.
No trabalho então...
Ainda mais que alguns exigem uma atenção muito maior, nem sempre você é responsável só por sua vida, mas pela dos outros também.

http://maynabuco.blogspot.com

GiovannaMoser disse...

uso de drogas é um assunto complicado, mas em lugar nenhum é bom.






http://sorrisosdeplasticos.blogspot.com/

YagoMurakami disse...

Realmente nenhum lugar usando droga é bom!

abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

Mandy disse...

Em nenhum lugar o uso de drogas pode vim a ser bom!!!

Muito bom seu blog, depois se puder passa lá no meu.

BjO.

Cláudio Arnoldi disse...

Legal o Blog. Já o salvei na minha lista de favoritos. Sou enfermeiro de um serviço de saúde mental para crianças e adolescentes e estamos enfrentando um grande desafio com a entrada do crack no circúito das drogas no Rio de Janeiro.Quando puderem, visitem meu blog.

Att.CA
http://claudioarnoldi.blogspot.com

Anônimo disse...

é uma pena que exista o uso de drogas em qualquer lugar...... o pior de tudo são as consequencias que isso traz....... só trsiteza

Beto Uchôa disse...

Drogas sao fod4,

Prefiro minha lucidez, que ja é loca de mais.

Sou careta drogas bla

ED CAVALCANTE disse...

A IDÉIA É BOA, SÓ TEM UMA QUESTÃO: É LEGAL EXIGIR O TESTE PRA IDENTIFICAR O USO DE DROGAS? O CANDIDATO A UM EMPREGO TEM QUE PASSAR POR ESSE CONTRASNGIMENTO? ACHO QUE A LEI NÃO PERMITE ISSO!

Anônimo disse...

Olá, pessoal. Acabei de conferir o conteúdo do blog. O grupo está de parabéns. Abraço a todos, Paulo.

Anônimo disse...

Nossa!Como a droga é traiçoeira!Invade até ambiente de trabalho...Onde e quando isso vai parar?
Adorei o blog!Posso linkar?

Anônimo disse...

Gostei do post, pois é um tema polemico é atual.
Mais é como todos já sabem, usa drogas que, quer e quem tem mente franca.
B-jus

sacodefilo disse...

É uma triste ironia... um profissional de saúde viciado em algo que causa tanta doença...

Cecheto disse...

Vamos lutar contra as drogas, é um absurdo, até no ambiente de trabalho, hoje no fantástico vai passar uma reportagem de um sujeito que fuma maconha dentro de casa com os pais.

Você aceita parceria?

Nattan Lima disse...

bom eu não uso nada mas conheço pessoas que fumam direto no trabalho
isso é horrivel

DJ Neo

www.blogaioh.blogspot.com

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru